show sidebar & content

BIOGRAFIA

Barbara Goyri nasceu no Porto em Dezembro de 1985.

Frequentou o Colégio Alemão do Porto, onde recebeu os primeiros estímulos que vieram posteriormente condicionar o gosto pelas várias formas de manifestação artística. As aulas de desenho e trabalhos manuais, mais do que quaisquer outras foram vincadamente inspiradoras e estimulantes, o que o veio a contribuir para um futuro apostado nessa vertente.

Desde cedo demonstrou entusiasmo por adornos, recorrendo a materiais como missangas, fimo, vidro, madeira, começando por vendê-los na escola.
Mais tarde foi angariando clientes através de bijuteria confecionada com pedras semipreciosas e metais pobres. Independentemente das vendas realizadas, foi sempre apreciadora e compradora de diferentes tipos de adorno, dando preferência a joias étnicas.

Todas estas circunstâncias contribuíram para a sua inscrição no CINDOR, no Curso de Formação de Técnicas de Joalharia, como forma de aprimorar os conhecimentos e técnicas.
Concluído o curso no Cindor, decidiu licenciar-se no Curso de Artes – Ramo Joalharia na ESAD, onde despertou para o mundo de novas experiências, trabalhando com os mais diversos materiais que até então desconhecia em Joalharia.

Em Agosto de 2011 participou na exposição de joias da Casa Museu Marta Ortigão Sampaio.

Acabada a licenciatura, tem vindo a completar o seu currículo através de workshops na Escola Contacto de Autor, entre eles, Iniciação da técnica de Filigrana, Aperfeiçoamento da técnica de Filigrana, Cravação e Croché em Metais.

Em 2012 inaugurou uma loja de bijuteria online e em paralelo continuou a executar peças de Joalharia, por encomenda.

Através da Colecção Primavera/Verão 2013 do estilista Pedro Pedro, participou no Moda Lisboa Pulse em Outubro de 2012, apresentando uma linha de joias inspirada no tema “colchetes”, que surgem incorporados nas roupas do estilista como forma de ornamento.

Em Abril de 2013, Barbara Goyri foi seleccionada para fazer parte da Mostra dos POPs de Serralves com a colecção “Enigma”, que estará também disponível na Loja Serralves.